Educação de Jovens e Adultos - EJA

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos é a modalidade de ensino que disponibiliza a oportunidade para àqueles que, por motivos diversos, não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada. Nessa modalidade é possível concluir os estudos em um período de tempo mais reduzido, considerando que os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.

Segundo o artigo 37 da LDB: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição, esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que necessitam dessa modalidade de ensino. Considerando as especificidades e as necessidades de reintegração para os alunos da EJA. Nesse sentido, a escola deve ser um espaço de sociabilidade, de transformação social e de construção de conhecimentos que devem ser articulados a partir das experiências histórico-culturais do grupo. Assim, a oferta da Educação de Jovens e Adultos busca oportunizar cidadania aos que estão submetidos a exclusão social pela falta do conhecimento formal.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação oferta a modalidade de EJA (Ensino Fundamental) em toda a sua rede, abrangendo as escolas, localizadas na zona urbana e rural, atendendo os seguintes segmentos:

  • EJA I – 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
  • EJA II – 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.