Ensino Fundamental

Os anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendem o período do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica da criança, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.

A etapa do 1º e 2º anos é a fase que marca a saída da Educação Infantil. Compreende o período destinado ao processo de alfabetização da criança. Segundo a ​Base Nacional Comum Curricular – BNCC, nessa etapa, deve haver uma articulação entre o trabalho e as experiências anteriores das crianças, isso em um contexto lúdico de aprendizado. Nessa etapa, compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico.

Por sua vez, a etapa do 3º ao 5º ano tem por objetivo desenvolver a alfabetização plena das crianças. Tem também como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática. A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.